• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Bandeira dos Estados Unidos da América

100 Lugares para conhecer em Guarulhos

Por Danilo Ramalho

Patrimônio, história e turismo são disciplinas que se complementam. As convergências destas áreas feitas de forma responsável tornam qualquer lugar do mundo uma experiência de vida inesquecível. A viagem mais marcante que você já fez ou ainda irá fazer é aquela em que lavamos a alma no descanso, no prazer, na sensibilidade e no conhecimento. Tudo acontecendo ao mesmo tempo.

Cidades históricas, patrimônios naturais, locais de memória são espaços que se tornaram importantes somente quando um “outro” o reconheceu. São locais que passaram a ser visitados e ganharam encantamento através de um olhar sensível de quem por ali enxergou significado. Muitas vezes para população residente nada mais é do que um cenário da sua rotina. Muitas vezes, simplesmente, corremos pela nossa cidade por vários patrimônios e nem sequer notamos a importância dele. Falta o olhar de alguém para dizer: isto é importante!

Em 2014 escrevi um texto para a AAPAH (Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico), uma entidade filantrópica que trabalha em prol da cultura, identidade e história de Guarulhos. Busquei reconhecer em lugares, pessoas e memórias aquilo que passa despercebido na rotina do dia a dia na cidade, um exercício que só se faz multidisciplinarmente.

Quantas vezes não ouvimos falar: o guarulhense não valoriza sua cidade, o guarulhense não prestigia sua cidade. Será verdade? 

A seguir, no ritmo da campanha mundial viral #100happydays porque não provocar nosso munícipe a visitar e conhecer a própria cidade? 100 “happy days” em Guarulhos! 100 lugares, 100 experiências. Queremos através deste guia instigar o exercício do olhar.

Há muito o que se explorar nesta cidade centenária (mais antiga que as cidades históricas de Minas), nesta cidade megalópole (maior que a Economia e população de alguns Estados) e nesta cidade verde (quase 30% do território de Guarulhos é coberto por umas das florestas de maior biodiversidade do planeta).  Cada item uma experiência, cada lugar uma história.Não cabe descrever todos, mas aqui estamos aguçando o leitor, já conhece todos?

A lista original tem 289 coisas para se fazer, mas vamos à regra da brincadeira. Conheça, visite, experimente nossa cidade. Guarulhos tem muito a oferecer.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now